São franceses, mas não nasceram em França.

Hoje que se vota em França, entre um mal e o um mal pior, vêm-me à memória franceses ilustres que não nasceram em frança mas que ajudaram a fizer da frança um grande país de artistas.

Não falo do belga, Jaques Brel, que é talvez o expoente máximo da canção naquela língua, mas lembro-me do arménio, Charles Aznavour, que nasceu Shahnour Vaghinagh Aznavourian, e que criou centenas de poemas incluindo um  que retrata como foi difícil ter sucesso.  Falo também do egípcio Giuseppe Mustacchi que se tornou George Moustaki e que cantou tão bem a sua liberdade, mas também a nossa! Ou ainda a egípcia Iolanda Cristina Gigliotti, que todos conhecemos como Dalida e que, sem nunca esconder, ou perder, o seu sotaque cantou e encantou com as suas “Paroles, paroles

O preferido da minha mãe também não era francês.  Gaston Ghrenassia, que todos conhecemos como Enrico Macias, cantava a beleza das raparigas do seu país.  Também o bem mais conhecido por cá, Joe Dassin,  nasceu na América e foi antes disso Joseph Ira Dassin, embora continuasse a cantar “L´Amérique” . Guy Béhart, que cantava “Vive la rose“,  nasceu egípcio e mudou pouco o nome ficando Guy Béart. Salvatore Adamo, não mudou nada no nome e não disfarçou nunca as suas origens italianas embora cantasse o seu “Tombe la neige” em  francês. Também Serge Reggiani guardou o seu nome italiano e como gosto de o ouvir cantar “L’Italien“.

Também Milan Kundera, que escreveu a maravilhosa “Insustentável leveza do ser” se refugiou em frança, numa altura em que muitos portugueses fizeram o mesmo. E, se por um lado, a França deu oportunidades de vida melhor e de sucesso a toda esta gente, retribuíram criando poemas ou prosa e interpretando como ninguém obras que enriquecem culturalmente a França e os franceses.

E, já agora, uma mensagem de dois igualmente talentosos franceses um pouco mais novos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s