O Pianista

Muitos dos filmes que vemos, dos livros que lemos, das músicas que ouvimos, dos quadros que observamos deixam marcas em nós.

Um dos filmes que mais me marcou foi O Pianista de Roman Polanski. Foi o filme mais violente que vi até hoje. Muito mais violento, na minha opinião,  que toda a saga Kill Bill e todos os outros de Tarantino, que tem fama de filmar a violência. 

Ao contrário de Kill Bill, e de outros filmes de Tarantino, não vemos muito sangue. Não vemos ninguém ser assassinado a sangue frio. Vemos apenas a indiferença pela morte e, a mim, é isso que mais me choca. Vemos crianças e adultos a passar ao lado de cadáveres que se encontram na rua há dias no guetos judeus sem que isso os impressione. É apenas mais um cadáver, um pedaço de carne ao qual já não se dá importância porque as pessoas foram levadas ao limite em que só a sua subsistência importa.

Polanski soube retratar todo esse horror na grande tela, como retratou o que pode ser a fome e a partilha na cena em que uma família partilha uma chiclete.

Polanski soube chocar, fazer-nos pensar. Mas, para além de todo o horror que sentimos ao ver o filme, sabemos que os mortos, no final da cena, se levantarão de novo. Sabemos que é a brincar e, mesmo sabendo que foi assim que aconteceu, o filme apenas retrata o passado e damos graças por isso para que o passado não se repita.

O que Judite de Sousa fez, não se compara ao que fez Polanski. Chocou-nos ao utilizar um cadáver num direto, que não era a fingir. Porque o fez? Não sei, mas penso que a razão possa  ser menos  nobre que a de Polanski.

Anúncios

Um pensamento sobre “O Pianista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s