A minha mana Maria.

Já passa da meia noite por aqui, da uma da manhã por aí, e tu dormes! Já são muitos anos de França e és também um pouco francesa, pelo menos magra e elegante como elas. Não é de admirar que te deites cedo, como os franceses, mas eu não consigo ir dormir sem deixar aqui escrito como te admiro!

Foste a irmã mais velha e, para mim, uma espécie de mãe também. Lembro-me de uma das vezes que nos vieste visitar de alugarmos um carro para irmos de Covelas a Alfândega, onde apanhariam um autocarro para a Covilhã. Eram os teus filhos muito pequenos e eu não seria muito grande ainda. Lembro que apanhei boleia no táxi para ir cortar o cabelo e lembro-me de ficar a chorar depois do autocarro partir. Não sei que idade teria, mas sei que não compreendia porque famílias têm que viver separadas e eu queria estar junto de vocês, de ti, do Fernando, dos teus filhos, pouco mais novos do que eu! Quando os pais resolveram emigrar sabiam que deixariam muita coisa para trás no seu país, quando resolveram voltar deixaram-te a ti, e foi um pouco de nós que ficou por França.

Hoje sei que o importante é estarmos bem. Adoro as nossas conversas de fim de semana. Adoro perceber que sabes sempre tudo, mesmo aquilo que já esqueci. Já passamos muitos anos sem nos vermos, mas confesso que este ano estou feliz por saber que em breve te darei o abraço apertado que me apetecia dar-te hoje.

Tenho saudades tuas, do teu riso fácil e até dos teus ralhetes de irmã mais velha. Hoje não te darei nada, mas prometo levar-te em breve um grande bacalhau e uma garrafa de vinho para comermos e bebermos juntos, como se fosse Natal…. Um desses natais que há tanto tempo não passamos juntos!

Feliz aniversário, Maria!

Deixe uma Resposta

