À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta

Muito se tem falado sobre um político que comprou um prédio, com a irmã, em Lisboa. O político já veio dizer que tudo o que fez foi legal. Eu acredito.

Acredito que, a maioria das vezes, falámos do que os políticos fazem, mesmo conscientes, como neste caso, de que não cometeram nenhuma ilegalidade. Mesmo assim, não deixa de ser notícia, aquilo que fizeram, apesar de ser legal.

Manter-se dentro da lei, na minha opinião, para uma pessoa vulgar basta. Se tiver posses, pode mesmo contratar bons advogados que lhe garantam, estando sempre dentro da lei, aproveitar todas as falhas, que a lei eventualmente tenha, para disso tirar proveito.

Do ponto de vista legal, penso, portanto, que nada há a apontar a este político e a muitos outros. Mas, os políticos não são, ou não deveriam ser, pessoas vulgares. A esses não basta cumprir as leis que dizem querer mudar, terão, para, serem credíveis, de se comportar como se as leis que defendem também já estivessem em vigor.

Se cumprirem apenas as leis que querem mudar, estarão certamente legais e nada haverá a apontar no plano criminal. No entanto, só nada haverá a apontar, também no plano político, se, além das leis que estão em vigor, cumprirem também as que defendem publicamente e se se comportarem como se essas já fossem, elas também, lei!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.