Raspar cera

Numa passagem breve por Fátima, reparei ontem em duas equipas, cada uma com duas pessoas, que raspavam cera em frente à pequena capelinha.

Pareceram-me pessoas muito humildes, pela forma como estavam calçados e vestidas. Traziam uma ferramenta que parecia ter sido criada para o efeito. De um lado tinha uma espécie de espátula, com que raspavam o chão, e no outro tinha uma vassoura com a qual juntavam depois para a apanhar com uma pá.

Era domingo, seriam umas nove horas da manhã, e o santuário estava relativamente clamo.

Lembrei-me de um bispo que, há pouco, dizia que o comercio deveria fechar ao domingo. Concordei e ainda concordo com ele. O domingo deveria ser passado em família, afinal é o dia em que os miúdos não vão à escola. Haver missa no local de trabalho não deveria ser uma desculpa. É certo que se quiserem agradar ao padre ou bispo que os contratou aquelas quatro pessoas arranjarão, ao domingo, um tempinho para assistir à missa encostados à ferramenta de trabalho. Mas penso também devem ter família e que além de assistir à missa enquanto raspam cera devem querer passar algum tempo com eles.

Penso se será necessário raspar cera todos os dias. Como poderia ficar o santuário se ao domingo a cera não fosse raspada?

Mais acima andavam outras equipas a repor o stock de velas. Esses até consigo compreender, se não houver milhares de velas disponíveis ao domingo a igreja pode perder dinheiro, mesmo que os fieis também as pudessem comprar um pouco mais acima nas lojas, que, segundo a igreja, deveriam também fechar ao domingo.

Penso que na igreja se diz, muitas vezes, “faz como eu digo e não como eu faço”!

edf
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.