O preço de uma banana…

Uma das notícias da semana passada foi a de uma banana presa com fita adesiva vendida por 108 mil euros. Podemos achar caro, para uma banana, eu penso que não!

A verdade é que vi a notícia da venda contada e partilhada centena de vezes e hoje encontrei a notícia de que alguém a tinha comido. Só ao ler esta notícia percebi que o que estava em causa não era nenhuma banana, não se trata de fruta, nem de arte. Trata-se apenas de marketing. Colar uma peça de fruta a uma parede, dar uma enorme quantia de dinheiro por ela, comer a peça de fruta, tudo isso gera notícias, que geram cliques, que geram dinheiro.

Uma peça de fruta colada à parede pode parecer cara, toda a publicidade gerada em torno do artista, da galeria, de quem a comeu ficou ao preço da uva mijona, para continuarmos a falar de fruta!

Tratou-se portanto, na minha opinião, de um bom negócio que, no entanto nos deve fazer refletir. Vivemos num mundo de faz de conta, onde uns brincam com notícias e criam notícias para gerar dinheiro no mesmo mundo em que o trabalho é cada vez menos bem pago. Fazemos dinheiro com bananas presas a paredes enquanto deixamos de pagar a jornalistas que façam notícias que nos façam refletir. Preferimos saber o que passou pela cabeça de alguém que deu 108 mil euros por uma banana do que pela cabeça dos que continuam a não pagar salários dignos a quem trabalha um mês inteiro….

Pensei que a banana fosse comprada por um banana, mas não. A banana foi vendida para entreter um mundo inteiro de bananas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.