Um blogue que ninguém lê?

Descobri o universo dos blogues em 2002, numa noite de Outono. Criei um e, na hora de escolher o nome, pensei em “O Blogue que ninguém lê”. A razão da escolha era simples e mais relacionada com honestidade intelectual do que com falsas modéstia, acreditem. Interessava, na altura, conhecer a ferramenta e potencialidades educativas, apenas isso… pensava eu. Ao fim de uns dias estava viciado e escrevia num blogue que ninguém lia, pelo menos do lado de cá do Atlântico.

Do lado de lá, uma pessoa ou duas a que já perdi o rasto começavam a ler e deixar comentário no blogue e julgo que foi essa interactividade que me prendeu ao cantinho onde escrevia o que poucos, mas bons, iam lendo e comentando…

Foi assim que o projecto foi ficando e se manteve pouco mais de um ano, até que, como acontece a muitos outros blogues, acabou!

Em 2006 vi-me entre uma comunidade de bloguistas, no Porto, a falar de blogues e apercebi-me então que andava a falar de um tema que, objectivamente, já não dominava… Não se pode tentar perceber o que são os blogues e resistir a ter um! Nessa mesma noite ressuscitei o “Blog que ninguém lê” no blogspot onde escrevi e sobretudo juntei imagens e vídeos até ontem.

Uma fase importante dessa versão 2 do blogue que ninguém lê, foi aquela em que duas amigas também escreveram nesse cantinho… Durante quase um ano, duas colegas, e sobretudo amigas, partilharam o blogue comigo escrevendo tanto e tão bem que pensei, nessa altura, passar a chamar-lhe “O blogue que ninguém lia!”. Passado um ano, no entanto, criaram projectos autónomos e hoje escrevem nos seus próprios blogues deixando eu de me preocupar com questões de nome para o meu espaço na Internet!

A vontade de explorar uma plataforma WordPress e de ter um domínio na Internet levou-me há tempos a registar “ninguemle.org” e mudar para esta nova casa, em Novembro de 2008…

Agora, em Setembro de 2012, Ninguém lê volta a mudar de morada, para se instalar por uns tempos aqui, voltando a um plano gratuito, por causa das coisas… mas sobretudo da crise!

Darei a morada aos amigos que são sempre bem-vindos… Não pretendo passar a ser lido, apenas manter um lugar na aldeia global onde deixe alguma coisa do que escrevo e algumas das fotografias que vou tirando!

Apareçam sempre e leiam só se quiserem…
João

Contactar o Autor

29 pensamentos sobre “Um blogue que ninguém lê?

  1. Oi João, obrigado pelo agradecimento que fizestes á mim. E lendo este texto percebi a grande trajetória do blog que ninguem lê, até então havia feito algumas perguntas pra ti, perguntando com o blog havas sido criado, e me senti respondida neste texto. Obrigado pelo caribho com os amigos que por aqui passam e deixam seus comentários. Eu mesmo que amo ler, escrever, também gosto de ouvir uma boa misica, enconteri neste blog uma nova casa, onde os textos alimentam meus pensamentos, muitas vezes ajudando a chorar(de emoção) e ajudando com essa simples palavras á passar por um dia dificil. Muito obrigado!! Sem duvida sou uma nova componente deste blog. Um forte abraço! Thallita. Tenha um bom dia!

    Gostar

  2. Caro João
    gostei imenso das fotografias , especialmente os barcos, e quero pedir-lhe permissão para as usar como fonte para pintar quadros a óleo e poderiamos inclusive pôr a imagem do quadro e a fotografia.

    Cumprimentos e parabéns
    Fernanda

    Gostar

  3. Cara Fernanda…

    Será uma honra para mim uma das minhas fotos servir-lhe como fonte de inspiração…

    Espero só ter direito a um desconto se quiser depois comprar a tela! Se quiser posso enviar as fotos com maior qualidade para poder imprimir.

    Abraço
    João Torres

    Gostar

  4. Olá João , sou brasileiro , descendente trasmontanos de Bornes – Serra de Bornes e estive procurando informações sobre essa terra . Por acaso você é dessa localização? Teria mais informaçôes que pudessem me ajudar ? Pretendo fazer uma viagem a Europa em janeiro/2011 , especialmente a essa região de Portugal onde ainda tenho parentes , e gostaria de obter informações sobre hospedagem , como chegar , à qual aeroporto , etc. Podes me ajudar ?

    Um abraço

    Renato
    renatodomingues@hotmail.com

    Gostar

  5. Olá João. Sou a Andreia, uma estudante Eramus no Reino Unido, que a esta hora devia estar a estudar para os exames. No entanto, nisto do” just a breath” como dizem os Pearl Jam, descobri o teu blogue. Bem sei que ninguém o lê, talvez seja por isso que decidi fazê-lo( eu ando sempre ao contrário do mundo) e sei também que no teu blogue só escreve quem tu quiseres. Como eu não fui convidada, decidi deixar um comentário. Sou uma ousada, como vês.
    E pronto. Era só isto- o teu blogue é altamente e ao ver as fotos e o humor que tu lhe pões tive das melhores pausas de estudo. Obrigada por isso! Beijinhos,

    Silêncios da Existência

    Gostar

  6. Olá Andreia,

    Obrigado por passar por aqui e pelas palavras simpáticas.
    Volte sempre (mas não me responsabilizo pelas notas no Erasmus! 🙂 )

    Abraço
    João

    Gostar

  7. és de portugal? sou brasileira 🙂 percebi por você ter escrito “a falar” ao invés de ” falando” como conjulgamos o verbo aqui no Brasil

    Abraços, Marcela

    Gostar

  8. Mal li “O blogue que ninguém lê, tive logo vontade de o vir ler…
    Gostei mesmo muito da maior parte das fotografias. Mas não era preciso ler muito…
    Vou voltar com mais calma pois gostei de ver.

    Gostar

      1. Escrevi, escreveste, há SETE anos! Disseste para não ler, não li; disseste para voltar, esqueci…
        Voltei hoje para o teu aniversário…
        bjs

        Gostar

  9. Não são somente 5 pessoas…
    Fui procurar este nome para criar meu blog e ouve 2 resultados: seu blog e um outro muito do sem graça.
    Parabéns pelo blog!
    Eu seguia um blog mais a dona estava com problemas para mantê-lo :/
    Mt triste msmo…

    Gostar

  10. É impossível não ler! O nome do blog é criativo e instigante ou seria intrigante?!?! rsrsrs
    Você tem muito talento para a escrita (o que é raro nos matemáticos) e também para as fotografias! Parabéns pelo trabalho! Vou continuar lendo!
    Abraços!

    Gostar

  11. Olá João! Sou “noviça” no mundo dos blogues ainda que há muito pensasse nisso…Estou muito no início e ainda em “reflexão 🙂 conheci agora o seu e ganhou uma leitora!
    Parabéns pelos seus textos, pela escrita e conteúdo!

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.